Verruga Plantar ( olho de peixe ): Da identificação ao tratamento.

2

Olá pessoal!

Como podem ver 2011 pra mim, começou com tudo! Como sempre, estou acompanhando o Cores, mas só consegui postar hoje, pois tive uma folguinha nesta manhã linda de Sol aqui em Santos..

Bom, vamos falar hoje sobre uma patologia que é mais comum do que pensamos. Conhecemos como ‘’olho de peixe’’, mas seu nome técnico médico é Verruga Plantar. As verrugas são lesões causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV). São auto inoculáveis, ou seja, podem se disseminar pela pele através do contato com as áreas não atingidas, e transmissíveis pelo contato direto com pessoas contaminadas.

Vale a pena citar que as verrugas se dão em infinitas formas e tipos, como Verruga vulgar, verruga periungueal, verruga plana juvenil, verruga filiforme, etc.. Estas são sempre localizadas nas outras partes do corpo, que não os pés.

A Verruga Plantar muitas vezes é confundida com calos e calosidades, mas algumas características nos ajudam a identifica-la, como: Dor ( pois a verruga cresce para dentro, devido ao peso posto sobre os pés, atingindo pequena parte de nervos sensíveis) e pequenos pontos negros ( irrigação sanguínea). Já os calos ( normais ) e calosidades não causam dor no paciente, pois são higromas queratinosos, ou seja, ‘’acúmulo de pele’’, sem irrigação sanguínea e campo de nervos sensíveis.

A Verruga Plantar começa com um pontinho dolorido e duro, o que  aparentemente é um calinho, pois quando está em fase inicial ainda não apresenta as características citadas acima, e pode atingir o tamanho de uma ervilha se não for tratado. Vá imediatamente ao Podólogo se houver qualquer sintoma semelhante. A Verruga Plantar é altamente transmissível! Se houver o contato com as mãos, pode se contrair verrugas de outros tipos em qualquer parte do corpo que a mão tocar, dependendo de como estiver sua imunidade. Pessoas com alta imunidade dificilmente se contaminarão. O procedimento Podológico resume-se em fazer a assepsia do local para desinfetar e começar o processo de desbaste, afim de retirar a parte superficial ( transparente) da verruga. Na maioria dos casos é comum ocorrer sangramento, pois existe a presença de vasos capilares que acabam sendo expostos durante o desbaste. Normalmente a retirada da Verruga Plantar é quase totalmente indolor ou causa um pequenos desconforto, dependendo do estágio em que estiver e do nível de sensibilidade do paciente. Em casos iniciantes, a verruga desaparece e cicatriza de uma a três sessões. Quando existe infestação ou a verruga está em estágio avançado, o Podólogo trabalha juntamente com o Médico Dermatologista, pois este sim pode utilizar e indicar medicamentos para que seja feito um tratamento multidisciplinar. Este tipo de tratamento não apresenta complicações e normalmente os casos são solucionados com rapidez, sempre com a colaboração do paciente.

Este artigo foi baseado em dados fornecidos por www.dermatologia.net

Imagem: estounanet.com.br

Conheçam também Podologia Fácil

Beijooo meninas, e muito obrigada! s2

24 comentários

  1. UNHAS E TAL, em Reply

    Amei a matéria..sempre é bom termos post ligados a podologia..

  2. Pdga.Renata Rocha, em Reply

    Com certeza! Devemos cuidar da saúde dos pés e das unhas assim como sempre cuidamos de nossos dentes, cabelos, pele, etc.. Obrigada pela Visita!

    • Eu tenho uma verruga que nunca acaba, em Reply

      Olá,
      Estou tratando minha verruga plantar com uma podóloga já faz um ano. ela diz q é normal demorar assim, mas eu não aguento mais. Ela coloca ácido e espera 15 dias para remover. Parece que cresce td de novo. Está certo o q ela faz?

  3. LettyT., em Reply

    Ai muito interessante isso, porque vejo várias pessoas reclamando disso, mas não sabia como pegava ou o que fazia quando já tinha, ai é uma pedra no sapato neh, bem chatinho, mas ai é só cuidar da saúde e sempre tentar manter a imunidade em alta que já é um começo.
    Beijo

  4. flavia paulino, em Reply

    excelente post.
    nao sabia q olho de peixe era de HPV … fiquei assim =O

  5. Pdga.Renata Rocha, em Reply

    Algumas formas de contaminação são:

    -Piscina com água contaminada
    -Pisos contaminados ( banheiro, clube, etc )
    -Praias onde frequentem cães e gatos
    -Contato direto com as células virais
    -Situações de Stress
    – Doenças que afetam o sistema imunológico
    -Uso de medicamentos imunodepressores e imunosupressores.

  6. Kelly, em Reply

    Muito boa essa materia…. mtas vezes a gente ignora diversas dores nos pes… Continue nos alertando

  7. Clara Alves, em Reply

    Eu já tive esse tipo de verruga no dedo da mão, passei uma pomada que um farmacêutico indicou e ela caiu. Tempos depois apareceu novamente no mesmo dedo, mas em outro lugar, mas depois não encontrei uma pomada que curasse. Li em outra matéria que passar acido salicílico faz com que ela caia. Posso fazer isso em casa mesmo?

  8. Pdga.Renata Rocha, em Reply

    Oi Clara.. A verruga aparece, desaparece e muitas vezes volta, porque uma vez que o vírus entra em contato com seu organismo, permanece pra sempre lá e se manifesta em situações propícias, como a baixa imunidade.. O ácido acetilsalicílico (AAS) é um medicamento da classe dos Queratolíticos, ou seja, tem poder de quebrar as células da queratose ( excesso de pele acumulado ).. Existem métodos em que se aplica o AAS em calos e ele realmente os destrói, mas no caso da verruga plantar eu não aconselho, pois não se trata de ”pele morta”, existe muita sensibilidade por causa dos vasos capilares presentes, logo, o AAS se torna muito agressivo. Aconselho que procure um Médico Dermatologista, pois este sim, te indicara medicamentos tópicos ou orais corretos. Não existe um método caseiro para o tratamento das verrugas.
    Beijosss

  9. Daniele, em Reply

    Olá, eu já tive muitas verrugas dessas na mão direita e duas no pé direito, ñ sabia mais o que fazer, e então descobri uma simpatia na internet onde havia várias pessoas comentando que dava certo e então eu fiz, era só passar casca de banana em cima das verrugas (a parte de dentro) e deixá-las secando no sol, em poucos dias minhas verrugas desapareceram, foi um milagre, quem tiver pode fazer que dá muito certo, mas tem que fazer com fé, como toda simpatia, por mais que você não acredite, eu não acreditava em simpatias, e deu certo pra mim. Espero que ajude.

  10. kelly, em Reply

    boa noite trabalho na area de pedicuro-calista e as informações me esclareceram muito, obrigada

  11. silene, em Reply

    :love: olha,já faz algum tempo que tento retirar um olho de peixe do meu pé.por um tempo até consigo mais depois ele acaba crescendo novamente.será que terei que fazer alguma cirurgia prá me livrar dele prá sempre?aliás o que tem no meu pé não tem ponto preto,tem um pontinho claro,que parece calcificado.

  12. sheila rosa da silva, em Reply

    : :cry: sofro com isso e não sei oq é doi muito vivo na base de acidos e remedios para dor não sei mai oq faço nem posso por um chinelo baixo q doi muito , tem dias q nem consigo por o pé no chão , isso esta afetando ate minha perna q doi de tanto mancar

  13. alexsandro, em Reply

    gostaria da ajuda de alguma de vcs pq estou com isso nos dedos da mao direita se fosse possivel me passarem o nome de alguma pomada ficaria muito agradecido!! abçossss

  14. felipe, em Reply

    to com isso alguém me ajuda?

  15. leticia, em Reply

    estou com isso no meu dedo da mao,fui ao medico ontem e ele me disse pra queimar com bisturir eletrico
    ….me ajude se tiver remedio

  16. Gabriela, em Reply

    Quando se tem uma verruga plantar significa que a pessoa está contaminada pelo vírus do HPV, o mesmo causador do câncer de colo do útero.

    • Gabriela, em Reply

      Quando se tem uma verruga plantar significa que a pessoa está contaminada pelo vírus do HPV, o mesmo causador do câncer de colo do útero?

  17. elaine cristina machado, em Reply

    ola gostaria de saber, minha filha tem 10 anos e esta com olho de peixe isso quer dizer que ela tem o virus HPV então, mesmo que eu trate ela continuara com o virus, fiquei muito preocupada o que faço então…

  18. vilma, em Reply

    oiee, gostaria de saber mais sobre verruga palmar como aparecem
    como se diagnosticar e como tratar , aguardo resposta

  19. raquel, em Reply

    tbm tive esse calo e um amigo me falou q esmalte de unha escuro curava. no começo eu n acrediteu mas tentei neh, estava ficando desesperada com aquela dor e pra minha surpresa curou!!! mas tem q lichar e passar o esmalte, vai sangrar um pouco mas é normal. fica a dica pra tds. sei como é esse sofrimento.

  20. raphael, em Reply

    Ola apareceu alguns calos nos meus dedos dos pes pode ser olho de peixe?
    ou so da olho de peixe na parte de baixo do pe?

  21. Vicenza, em Reply

    Mt interessante, obg por colaborarem com meus estudos!

  22. CLAUDIA, em Reply

    DANIELA,,, VOU FAZER POIS JÁ USEI VARIOS REMEDIOS E O MEDICO QUEIMOU E NAO ADIANTOU
    EU FOU FAZER A SIMPATIA
    TEM QUE FALAR ALGO?